O que se pode ver no atual cenário da Série B é que, bastariam 57 pontos para o Tricolor ficar no G-4 ao final da Série B 2022.
A vitória por 5 a 1 sobre o Operário-PR nesta terça-feira (9), somada ao resultado da 23ª rodada da Série B, encurtou o retorno do Grêmio à elite do futebol brasileiro. A vitória na Arena deu ao time de Roger Machado 43 pontos, 10 a mais que o quinto colocado Londrina, que foi derrotado por 2 a 1 em casa pelo Cruzeiro.
Apenas 57 pontos seriam suficientes para garantir a entrada do Grêmio na Série A em 2023, com base no desempenho do bloco atualmente no topo da tabela. Como você chegou a esse número? Hoje, o tricolor entra no G-4 com 34 pontos (49,2%) (5º com 33). Projetando essa vantagem no número total de rodadas, encontramos 56,1 – ou seja, mais de 56, o que nos leva a um número de 57. Assim, para o Grêmio, restarão 14 pontos. Dito isto, vencer 5 dos 15 jogos restantes é suficiente. Ou ganhe quatro e dois. Detalhes: Faltam oito jogos em casa até o final do jogo.
Obviamente, essa pontuação pode variar à medida que o título avança, mas dada a separação dos quatro primeiros, essa previsão permaneceu abaixo de 60. Apesar de boa jornada, treinador defende cautela;
— Assim como o torcedor, também estou sonhando com a rodada que nos garantirá o acesso. Mas não podemos tirar o olho do presente. Futebol pode reservar surpresas.
Roger Machado
Além de aumentar a vantagem do quinto lugar de sete para 10, o Grêmio foi ajudado por erros dos rivais diretos Bahia e Vasco. O Bahia venceu Sampaio Corrêa por 2 a 0, enquanto os Cariocas perderam por 3 a 1 para a Ponte Preta. Até agora, o time gaúcho está na vice-liderança, ainda nove pontos atrás do Cruzeiro. Três pontos a mais que o Bahia, se não perder para o CRB, o Tricolor segue em segundo no final da próxima rodada, sábado, às 20h30, em Maceió.
— Dentro dos nossos objetivos, estamos muito bem. Mas o caminho é longo e precisamos conter a ansiedade.
Roger Machado
© GNotícias. Todos os direitos reservados.