O Cadastro Único é um registro específico que permite ao governo saber com detalhes quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Através dele, as pessoas aptas também podem participar de vários programas do governo.
Para que os benefícios não sejam suspensos, as famílias precisam realizar a atualização dos dados a cada dois anos ou sempre que ocorre uma mudança em relação a composição do grupo, diretamente em um CRAS.
No caso de famílias que não tiveram mudança, a atualização pode ser feita rapidamente e de forma totalmente online. Para saber mais informações acerca deste assunto, continue acompanhando o nosso post.
O Cadastro Único foi criado oficialmente pelo Governo Federal, cujo objetivo é acompanhar de perto as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, de modo que estas possam adquirir benefícios específicos.
Atualmente o sistema é atualizado e operacionalizado diretamente pelos municípios de forma totalmente gratuita. Em março de 2022, o aplicativo foi criado a fim de facilitar a vida daqueles que se encontram inscritos.
É importante comentar aqui que o CadÚnico permite que as famílias participem dos programas do governo, mas cada um deles possui suas próprias regras e o cadastro deve ser atualizado com certa frequência.
Através da base de dados do CadÚnico, é possível que as famílias aptas a participarem dos programas sejam selecionadas criteriosamente. Veja a seguir alguns dos principais programas que utilizam este sistema:
Se você tem interesse em contar com um destes programas sociais, será necessário realizar a inscrição no Cadastro Único, sendo que o pré-cadastro também pode ser feito de forma online a fim de agilizar o processo.
Os cidadãos que não estão inscritos podem fazer o pré-cadastro através do aplicativo Cadastro Único, que é gratuito e compatível com dispositivos iOS e Android. Além disso, também é possível se cadastrar no site do Cadastro Único.
Através do pré-cadastro o cidadão pode ceder dados importantes para o seu cadastro e após o envio destes, ele terá 240 dias para comparecer pessoalmente até um Posto de Atendimento do CadÚnico para apresentar as documentações.
É importante salientar que os documentos e a complementações é obrigatória para que o cadastro seja concluído, e somente assim o cidadão pode passar a ter direito a solicitar os benefícios sociais do Governo Federal.
Após o lançamento do aplicativo, as famílias já inscritas podem atualizar Cadastro Único pela internet em casos onde não houveram mudanças significativas em relação a composição do grupo. Se este for o seu caso, siga o passo a passo:
No caso de famílias que tiveram mudanças importantes em sua composição, o responsável deve comparecer até o CRAS com os documentos de todos a fim de fazer a atualização corretamente, pois caso contrário, os benefícios serão suspensos.
O Cadastro Único tem como objetivo disponibilizar programas sociais a famílias específicas, de modo que para ingressar no mesmo, os interessados precisam atender atender os pré-requisitos mencionados abaixo:
Aqui é importante destacar que deve ser definido um responsável familiar, cuja responsabilidade será realizar o cadastro da família, bem como mantê-lo atualizado a cada dois anos, conforme determinam as regras do serviço.
© GNotícias. Todos os direitos reservados.