O calendário PIS 2022 foi divulgado já há um bom tempo, sendo que os pagamentos se iniciaram no mês de fevereiro para aqueles que têm direito, já que se trata de um benefício com público alvo específico.
Após o início dos pagamentos, houve uma pausa breve que durou até as semanas iniciais do mês de março, quando retornou ao normal, sendo um grande alívio para os trabalhadores que estavam na expectativa de receber desde 2021.
Para que seja possível sacar o valor referente ao PIS, é fundamental seguir algumas regras e com base nesse post você pode conferir quais são elas, além de visualizar o calendário completo de pagamentos.
O Programa de Integração Social (PIS) é conhecido por ser uma iniciativa onde os empregados de empresas privadas podem ter acesso aos benefícios garantidos por lei, de modo que são feitos pagamentos anuais para quem tem direito.
No ano de 2021 o pagamento do PIS foi suspenso devido a concessão do Bem 2021 por parte do Governo Federal, em virtude da pandemia de Covid-19. Desse modo, os trabalhadores precisaram aguardar 2022 para receber o PIS.
Logo no início do ano o calendário PIS 2022 foi elaborado e divulgado, já que se trata de um benefício obrigatório. O pagamento se iniciou em março, seguindo as datas divulgadas pela Caixa, banco responsável pelo repasse do dinheiro.
Para saber se você tem direito ao benefício, é possível fazer uma consulta PIS de forma simples através de qualquer dispositivo com internet. Para isso, acesse o site oficial do Ministério da Economia e realize o login com a sua conta Gov.br.
Outra opção disponível para fazer a consulta são os aplicativos Carteira de Trabalho Digital e Caixa Tem, de modo que ambas plataformas podem ser acessadas gratuitamente após a instalação através do Google Play ou Apple Store.
Se preferir, ainda é possível entrar em contato diretamente com o atendimento do Caixa Cidadão através do telefone 0800-726-0207, onde uma pessoa especializada poderá conceder todas as informações de seu interesse em relação ao PIS.
Em 2022, o valor definido como máximo para o PIS é de R$1.212,00, porém, só vão receber este valor aqueles que trabalharam com carteira assinada durante os 12 meses de 2021. Os demais vão receber conforme o número de meses trabalhados:
É importante destacar que o valor referente a este benefício sempre é calculado com base no salário mínimo do ano vigente, de modo que os meses trabalhados acabam sendo calculados de forma proporcional.
Para contar com o calendário PIS 2022, é necessário que os cidadãos atendam a algumas exigências específicas, que foram determinadas com base na legislação vigente. Veja quais são as regras abaixo:
Vale mencionar ainda que a inscrição para o programa é feita apenas uma vez em toda a vida do trabalhador, que geralmente acontece quando as pessoas ingressam no seu primeiro emprego com carteira assinada, serviço militar ou público.
O pagamento do calendário PIS 2022 acontece de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários, sendo que os trabalhadores podem sacar o dinheiro até o dia 29 de dezembro. Veja as datas oficiais logo a seguir:
Como você pode conferir, o calendário PIS 2022 Caixa Econômica já foi finalizado, de modo que os trabalhadores podem sacar o dinheiro através da conta corrente ou poupança, pelo Caixa Tem, diretamente em um caixa ou em lotéricas.
© GNotícias. Todos os direitos reservados.