Skip to main content

Aplicativo e-Título – Como baixar o título de eleitor no celular

Anúncios

O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral, que substitui a versão impressa do título eleitoral, que disponibiliza diversos serviços para quem já possui o título. O título de eleitor no celular poderá ser utilizado no dia das eleições de 2022 como identificação para os eleitores que já realizaram o cadastramento biométrico e possuem foto no aplicativo.

Aqueles que não fizeram biometria, que está interrompida devido à pandemia da Covid-19, devem apresentar documento de identidade com foto. Por ele, também será possível justificar a ausência e consultar o local de votação.

Vantagens do título de eleitor no celular

Entre os benefícios do e-Título estão a versão digital do título de eleitor, com validade igual ao do documento impresso, emissão de guias de multa, impressão de certidões eleitorais, consulta ao número do título e local de votação, inscrição de mesário voluntário, entre outros.

Titulo no celular – imagem: JUSBrasil
Anúncios

Será possível votar com o título de eleitor no seu smartphone sem precisar do documento oficial com foto, desde que o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico e o aplicativo tenha foto.

O aplicativo também disponibiliza informações completas da zona e seção eleitorais e o local exato de votação do eleitor.

O e-Título terá opção de justificar a falta do eleitor no dia da votação (das 8h às 17h) por meio do geolocalizador do celular, que poderá comprovar que o mesmo esteja fora do domicílio eleitoral. Após a eleição também será possível justificar a falta por outros motivos ao anexar os documentos comprobatórios no próprio aplicativo.

Como realizar o download do título de eleitor no celular?

Se você deseja baixar o aplicativo e-Título no seu celular é necessário buscar pelo mesmo na Playstore, em casos de smartphones Android, ou na AppleStore, em casos de IOS, no celular ou tablet. É preciso baixar e instalar gratuitamente. Feito isso, abra o aplicativo do título de eleitor no celular, clique em “Próximo” e concorde com os termos de uso.

Logo depois, preencha dados como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o nome do pai, tipo de documento (CPF ou título de eleitor). No primeiro acesso, deverá ser criada uma senha de seis dígitos.

Logo depois, responda ao questionário pessoal para confirmar sua identidade. Após o processo, clique em finalizar e o título de eleitor no celular estará criado. Para ficar atento às últimas novidades sobre as eleições de 2022, entre no menu “Notificações”.

Como justificar o voto no e-Título em 2 etapas

Para justificar o voto no título de eleitor no celular é necessário acessar a parte inferior da tela e clicar em “mais opções” e depois em “Justificativa de ausência”. O e-Título terá opção de justificar a ausência do eleitor no dia da votação, das 8h às 17h, por meio do geolocalizador do celular, que venha comprovar que o mesmo esteja fora do domicílio eleitoral.

Logo depois preencha os dados e clique em “Próximo” até finalizar. Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho. Após a eleição, também será necessário justificar o voto pelo aplicativo do título de eleitor no celular em até dois meses.

VEJA TAMBÉM

Graduado publicidade/marketing, redator há 5 anos, ajudando empresas que querem crescer na Internet. Boa leitura, e até breve!