Marco histórico: Há 33 anos, Grêmio conquistava a sua primeira Copa do Brasil

Marco histórico: Há 33 anos, Grêmio conquistava a sua primeira Copa do Brasil

Anúncios
Anúncios

Em 2 de setembro de 1989, o Tricolor dos Pampas goleava o Flamengo e recebia o título de ‘Maior Rei das Copas’ brasileiro

Sem sombra de dúvidas, um dos títulos mais emblemáticos da história do Tricolor Gaúcho foi a Copa do Brasil de 1989. Na época, o Grêmio havia passado por 2 jogos desafiadores contra o Sport Recife, ao fim da competição nacional.

Anúncios
Anúncios

Após isso, o Imortal Tricolor conseguiu o título de primeiro campeão da história da Copa do Brasil, ajudando o clube a consolidar uma alma guerreira no futebol.

História do Olímpico Monumental marcada pela garra do Grêmio

Com mais de 60 mil gremistas no Olímpico Monumental, acreditando no Tricolor dos Pampas, no segundo jogo da decisão, há exatamente 33 anos atrás, em 2 de setembro de 1989, o Grêmio duelou contra o Sport Recife, onde um importante empate de 0x0 da partida de ida, na Ilha do Retiro, fez com que o Grêmio mostrasse a que veio.

A escalação do Grêmio contava com nomes importantes, como Mazaropi, Edinho e Assis, sob o comando do técnico Cláudio Duarte, saiu vitoriosa do torneio nacional com o placar final de 2×1, com um belíssimo gol de Cuca, logo no início do segundo tempo. Naquele exato 2 de setembro de 1989, o Imortal Tricolor passou a carregar o título brasileiro de ‘Maior Rei das Copas’, sendo também o primeiro clube do Brasil a conquistar, em 2016, o pentacampeonato da competição.

Copa do Brasil 1989: Grêmio destaca-se por sua garra e coragem

Mesmo com a dificuldade que o Grêmio encontrou na grande decisão, o tricolor conseguiu se classificar na semifinal da competição, com uma goleada de 8×3 sobre o time carioca Flamengo.

Anúncios
Anúncios

Com o empate 2×2 na primeira partida do mata-mata, que aconteceu no Maracanã, só seria necessário que o Grêmio empatasse por 0x0 ou 1×1, e teria a classificação para disputar a final contra o Sport Recife. Porém, o Olímpico Monumental lotado presenciou um dos maiores massacres da história do estádio, com o Grêmio derrotando o Flamengo por 6×1.

Os gols de Cuca (2), Paulo Egídio (2), Almir e Assis, o Imortal marcou 5 gols seguidos, antes do Urubu conseguir marcar seu único gol contra o tricolor.

Valdemar medeiros

Graduado publicidade/marketing, redator há 5 anos, ajudando empresas que querem crescer na Internet. Boa leitura, e até breve!
Gremista

© Gremista. Todos os direitos reservados.