PUNIÇÃO; Juizado do torcedor pune quatro torcidas organizadas do Grêmio por 90 dias
As primeiras reações aos acontecimentos na arena entre Grêmio e Cruzeiro já foram notadas. Quatro torcedores organizados foram imediatamente penalizados pela Quadra de Adeptos e a Estação Norte foi banida imediatamente. As medidas valem para o confronto desta sexta-feira (26), quando o Tricolor enfrenta o Ituano em Porto Alegre.
Torcedores da Geral do Grêmio, Rasta, Garra Tricolor e Torcida Jovem estão suspensas por 90 dias por meio de imagens e testemunhar caos e brigas, no entendimento do órgão que decidiu as sanções na noite de domingo (21). Os identificados também foram suspensos preventivamente.
Além disso, a arquibancada norte mais popular da casa do Grêmio foi fechada para o próximo desafio do time na Série B. Portanto, o primeiro jogo sem área disponível será contra o Ituano na noite da próxima sexta-feira, às 19h.
As condenações devem aumentar ainda mais. Pela notoriedade do caso, e como as imagens são amplamente divulgadas pela mídia e redes sociais, o STJD deve valorizar o assunto. Segundo especialistas jurídicos, o clube corre o risco de ser enquadrado pelo artigo 213, que estipula que além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil reais, podem perder mando de campo por entre 1 e 10 jogos. “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade, ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a 10 partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.
diz o texto do parágrafo 1º da cláusula pertinente
A situação pode ser amenizada se o clube provar que identificou e puniu os infratores.