loader image
Skip to main content

Fazendo a mesma pontuação no segundo turno, não garante o Grêmio na Série A em 2023

Anúncios

A jornada do Grêmio na Série B está na metade. Com alguns contratempos no meio do caminho, o time de Roger Machado que está invicto há 13 jogos, firme no G-4. No entanto, terminar a primeira fase da série b da competição entre os quatro primeiros não garante a entrada na Série A. Nem os 33 pontos conquistados pelo Grêmio, segundo uma análise recente do brasileirão.


Com empate em 1 a 1 com o Brusque nesta terça-feira (19), o clube gaúcho terminou a primeira rodada com cinco pontos de vantagem sobre o Tombense, primeiro time fora da zona de classificação. É uma cena confortável no momento, mas isso não garante nada.

— Agora é projetar o segundo turno. Dentro das projeções, estamos no que imaginávamos 

Roger Machado


Desde que a Série B começou em 2006 a ser entre turno e returno, apenas três vezes (2020, 2019 e 2009) os quatro melhores times no final da 19ª rodada formaram os quatros primeiros que jogaram o Brasileirão Série A na temporada seguinte. Atualmente, Cruzeiro (41 pontos, um jogo a menos), Vasco (35), Bahia (34) e Grêmio (33) estão em alta.

Anúncios

 — A gente está perto de 60% de aproveitamento. Olhando para Série A ou B, isso é um aproveitamento de segundo colocado. A questão é que tanto Cruzeiro quanto o Vasco descolaram rapidamente do bloco. A gente teve de fazer um campeonato de recuperação. Está dentro do planejamento, um pouquinho para menos.

Roger Machado

Dos quatro primeiros da tabela, apenas a pontuação do Cruzeiro pode atingir o final do turno, com o clube não terminando fora dos quatro primeiros. Em 2007, Criciuma foi o dono do melhor recorde de pontos do primeiro turno da Série B, mas não deu certo. Santa Catarina fez 37 pontos e mesmo assim não subiu.

Houve um total de 11 casos em que um time com pontuação igual ou superior ao Grêmio ao final das 19 primeiras rodadas não conseguiu avançar na divisão.

VEJA TAMBÉM

Redação

Lúcio Pereira, apaixonado por palavras e narrativas, é um redator de blog com mais de 5 anos de experiência. Especializado em tópicos de tecnologia, esportes e entretenimento, sempre buscando engajar e informar seus leitores de maneira original e criativa.